quarta-feira, 28 de abril de 2010

Gastroenterite Viral

Este post vem no seguimento de uma minhas bébés de 10 meses ter apanhado uma gastroenterite viral o que lhe provocou uma desidratação...(nada agradável). Depois alguns elementos da família foram contagiados e tiveram de ir também ao hospital.
A gastroentrite é uma inflamação do estômago e dos intestinos e é transmissível pelo ar.
Por isso deixo aqui umas dicas que nos deram no hospital e que serve tanto para bébés a partir dos 6 meses como para adultos e que vos pode ser útil:

1) Não ingerir alimentos sólidos nas primeiras 12-14 horas após o bébé começar a vomitar ou com diarreia;
2) Dar -lhe a beber líquidos açucarados (o ideal será 1 colher (chá) de água com açúcar de 5 em 5 minutos ou então chá preto muito fraquinho, mas sempre com açúcar ou com mel;
3) Não beber leite, apenas se for o leite sem lactose (comprado nas farmácias);
4) Dar-lhe de comer um caldo de cenoura e arroz cozido até parár a diarreia;

Notas:
1) No final de lhe ter dado água com açúcar os vómitos têm de parár, caso contrário deverá ir logo ao hospital.
2) Na saúde 24 disseram-me para esperar de 48h a 3 dias (não espere, eu esperei e a bébé acabou por desidratar), a não ser que o seu bébé beba água ou líquidos, aí não se deve preocupar até perfazerem os 3 dias;
3) Os bébés também podem beber Ice Tea como forma de hidratação;
4) Passados os 2 dias deverão começar a comer tostas, iogurte natural, leite sem lactose, creme de arroz, cenoura cozida, Nestum de arroz;

Existem na farmácia uns soros de hidratação oral com vários sabores e se bebem tipo sumos com palhinha da compal, tanto servem para os bébés a partir dos 6 meses como para adultos.

Basicamente são estas as dicas que vos queria deixar e que vos podem vir a ser úteis.

6 comentários:

Clara disse...

Obrigada pelas dicas.

Eu tenho muita tendência para as gastroenterites e costumo ter uma por ano!!! Os meus truques são: beber bastante água, durante 3 dias comer maçã cozida com bastante açúcar e beber coca-cola sem gás para parar a diarreia. Tudo isto acompanhado de "primpéran" e "dimicina". Foi a dica de um médico que esteve mts anos em África e curava assim as crianças. Comigo funciona!!!

As melhoras para a bebé!

moranguita disse...

que chatice linda
espro que a bbebe ja esteja mlhor
beijinhos

ameixa seca disse...

As melhoras. Eu nunca tive e espero não ter!

Ana e David disse...

ola miga!

as melhoras da tua menina e dos familiares claro!
é uma xatice, ja tive ha uns anos, e nao é nada agradavel, principalmente as dores!

espero que ja esteja boa !

beijinhux

Ramiro disse...

dona Clara obrigado pela dica.

Anónimo disse...

Muito Obrigado! A informação foi bastante prestável, sou ja adulto e as suas recomendações ajudaram-me a recuperar em 3 dias.. Um Beijinho e Muito Obrigado