sábado, 29 de março de 2008

Pudim com gelatina !

Boa noite!! Hoje queria fazer um pudim, andei a pesquisar e fui copiar o pudim com gelatina da Edinha " O prazer dos sabores". Simples, bom e perfeitinho!! Obrigada!!


A receita:

Misturei 6 gemas com 7 c. (sopa) açúcar), usei amarelo e mexi bem. Juntei 1/2 lt leite e 1 casca de limão. Misturei tudo e levei ao lume a engrossar.
Quando começou a engrossar misturei 1 pacote de gelatina de ananás, mexi e retirei logo do lume.
Bati as 6 claras em castelo e juntei à mistura. Coloquei numa forma passada por água fria (aqui não barrei com caramelo como a Edinha...)esqueci-me. Mas ficou lindo na mesma. Depois de estar no frigorífico umas horinhas e formar! Desenformei e cá está ele:

quarta-feira, 26 de março de 2008

Choucrute a minha maneira e sugestao!

Olá, boa noite!!!

Ontem queria fazer qualquer coisa para acompanhar um bocado de leitão assado, mas a eterna dúvida: o QUÊ??Batatas fritas? Nãa..já comemos ontem, arroz? Não apetece muito..., massa??O quê??Com leitão??NO WAY!! Fui então navegar pelos vossos blogs a ver se me inspirava e inspirei-me: no blog Tachos de ensaio estavam lá umas cenourinhas especiais, então adaptando uma ideia à outra, fiz um CHOUCRUTE à minha maneira que ficou sensacional, aconselho mesmo:

Cozi cenouras cortadas em bocados médios (tipo: 1 cenoura cortada em 4). Cozi-as em água, sal e 1 folha de louro.

Depois na Wok pus 1 fio de azeite, alho em pó (2 c. (sobremesa), canela em pó ( 1 c. chá), óregãos e 1 cravinho. Deixei esta mistura aquecer na wok e deitei lá dentro meia couve lombarda partida em juliana (mas crua) e lavada, as cenouras já cozidas e misturei a água que cozeu as cenouras. Misturei tudo e deixei até a água desaparecer. Juntei miolo de noz e servi! Ficou delicioso e com o leitão caiu maravilhosamente:



A outra sugestão que vos trago, foi hoje o jantar cá em casa: nada de especial e que todas ja sabem fazer, mas por vezes fica esquecido:

Novilho estufado com esparguete

Fiz um refogado com cebola, alhos picados e 1 folha d elouro e azeite. Deixei alourar e deitei a carne de novilho partida em cubinhos pequenos, envolvi no refogado, deitei 2 c. (sopa) polpa de tomate + 1 tomate aos cubos, sal, pimenta e vinho branco. Tapei e deixei estufar.
Quando a carne já estava tenra, misturei um bocadinho de água quente e coloquei esparguete. Deixei cozer. Quando pus nos pratos, polvilhei com óregãos!
Muito BOM!

terça-feira, 25 de março de 2008

Peixe Adaptado da EDINHA!

Olá...bem eu disse que ia fazer o bacalhau em creme no forno da EDINHA "O prazer dos sabores", pois disse! Mas acontece que quando fui ao congelador reparei...não tenho bacalhau demolhado?!?!??!? Ops....Adaptação : PEIXE EM CREME NO FORNO!

Meninas o peixe até ficou bom, mas ..ó Edinha o meu molho com a água de cozer o peixe ficou águadísimo: resultado: refeição +/-. Mas para quem tiver jeito para molhos e cremes (na próxima já sei:compro molho bechamel já feito), aqui vai a receita:

Cozi peixe (red fish) em água, sal, pimenta e 1 folha de louro. Reservei a água.
Desfiz o peixe em lascas.

Na água de cozer o peixe (aqui é que foi a desgraça total): desfiz 2 c.(sopa) maisena na água e levei ao lume até engrossar (não engrossou...) não é a 1ªvez que isto me acontece..falta de jeito.

Cozi batatas e 2 ovos e algumas folhas de nabiça. Cortei as batatas e os ovos em rodelas grossas.

Num tabuleiro de ir ao forno coloquei o "creme", o peixe, batatas, nabiças, ovo. Pus mais um pouco de pimenta e coloquei mais "creme" por cima. Polvilhei com pão ralado e levei ao forno! Aqui está ele:


Mas...no dia seguinte para não haver desgraças: Fiz uns hamburgueres fritos em azeite e alhos inteiros, temperados com sal, pimenta e louro. Coloquei 1 rodela de Paio por cima e 1 ovo estrelado.
Acompanhei com batatas fritas, morangos e manga, e como não podia faltar: MOLHO ROSA (maionese com ketchup misturados)....

sexta-feira, 21 de março de 2008

Especialidade de.....

MAFRA! Pois é, eu sou de Mafra, apesar de viver em Setúbal há 20 e qualquer coisa anos!! Mas num passeio de visita à família, não posso deixar de fazer uma visita às EXCELENTES pastelarias de Mafra, que são realmente excelentes!

Como já só me lembrei no quase no fim...fica aqui a foto de uma especialidade de Mafra: os FRADINHOS! São pasteis feitos com ovos, açúcar e não mais, com uma massa tipo a de queijada de Sintra e são muito bons! Chamam-se Fradinhos, devido ao Convento de Mafra, que também vale a pena visitar, pela sua beleza e pela sua história..este doce é apenas uma das muitas tradições gastronómicas da zona que envolve Mafra até Ericeira! Um belo passeio para um dia de sol!

quarta-feira, 19 de março de 2008

Bolo de Coco Humido

Hoje apresento-vos 1 bolo de côco muitíssimo bom! Tirei do blog "chocolateecompanhia.blogspot.com" e mal cheguei a casa do trabalho pus mãos à obra! É muito bom, fofinho e nada seco. Aconselho vivamente!
Nota: Faz-se muito rápido!!!!

Precisam de:

2 chávenas de farinha
1 1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de óleo
125g côco ralado
4 ovos
1 chávena (chá) água quente
1 chávena (chá) leite quente
1c.(chá)fermento em pó


Agora é só:

Misturar os ovos com o açúcar e mexer. Juntar o óleo, o côco, a farinha e o fermento. Mexer bem. Juntar a água quente. Mexer. Levar ao forno numa forma untada de margarina por cerca de 35 minutos.
Depois de cozido e ainda dentro da forma, despejar a chávena de leite quente por cima do bolo. Esperar que o leite desapareça, deixar arrefecer ou ficar morninho e desenformar. Depois...ao ATAQUE!!!


segunda-feira, 17 de março de 2008

Sugestoes Praticas e Deliciosas

Olá menina(o)s! Cá venho eu com mais umas sugestões que preparei no fim de semana. Ao contrário do que tinha planeado quer era fazer o bacalhau delícia do prazeres dos sabores (Edinha), acabei por ter um almocinho de peoxe assado cá em casa, então mudei a ementa. Ora vejam e aproveitem:

Para a entrada fiz estes cogumelos:



Cortei um bocado de chourição aos cubos e levei num tacho a aquecer até largarem aquela gordura, juntei 4 dentes alho esmagados e acresecentei 8 c. (sopa) azeite. Quando os alhos começaram a estalar deitei lá para dentro 2 latas de cogumelos laminados, pimenta e oregãos. Estavam muito bons e forma muito apreciados!!

Para acompanhar o peixito( além das batatas cozidas...) fiz uma salada simples: pimentos assados às tiras, cebola e laranja!! Simples, rápida e a laranja dá um toque muito bom aos pimentos! Experimentem e digam-me qualquer coisa!



É claro que também se bebe nesta casa não é??? Então vai 1 jarro de SANGRIA BRANCA.
Cortei laranja c/casca em meias luas muito fininhas, limão de igual forma e maçã também. Pus 3 c. (sopa) açúcar amarelo, 1 lt de vinho branco e cerca de meio litro de gasosa (seven up, sprite..)eu usei mesmo gasosa.Mexi bem, 1 pau de canela e 1 raminho d ehortelã (que não tinha), mas aconselho. Vai ao frigorífico e bebe-se bem fresquinha!


Como há sempre vontade de um lanchinho à tarde..fiz este BOLO DE CHOCOLATE FOFÍSSIMO, que faço algumas vezes, porque sai sempre bem, é super fofinho e muito guloso.



Desfiz 80gr de chocolate em pó (usei da Nestlé) em 1dl água quente. Juntei 6 gemas 1 a 1 batendo bem. Depois juntei 300g açúcar, 250 g de farinha, 1 dl óleo e as respectivas claras em castelo (envolvendo-as apenas) e coloquei 1 pitada de sal na massa do bolo (adoça a massa..)! Que tal a minha ementa???

sexta-feira, 14 de março de 2008

MOUSSE FANTASTICA!!!!

Estou fascinada...mais uma vez, lá estava eu no blog das receitasdabelinhagulosa.blogspot.com e...vi uma mousse que me chamou a atenção: Mousse TANG! Pois meninas, TANG, é mesmo aquele pozinho em pacotes para fazer sumos! Experimentei e nunca pensei que fosse tão boa..não apenas o sabor como a textura da mousse!!Aqui em casa ADOROU-SE e vai-se repetir inúmeras vezes!! A foto não é a melhor, mas em compensação a mousse é das melhores...

Bati 2 pacotes de natas. Depois de batidas juntei 1 lata de leite condensado e bati mais um pouco. À parte, desfiz 1 pacote de TANG de morango (o sabor é à escolha), num copo de leite frio e juntei à mistura anterior. Bati mais um pouco e levei ao frigorífico umas horas antes de servir!!O resultado é FABULOSOOO!Acreditem!

sábado, 8 de março de 2008

Panoplia de Sugestoes!

Boa Noite! Depois de 1 semana ausente do blog, volto com algumas sugestões que fui fazendo durante a semana...mas que não tinha tido oportunidade de postar aqui. Por isso espero que aproveitem as sugestões!

Peito de Frango Estufado

Para o jantar de 6ª feira, fiz uns peitos de frango fatiados estufados. Nada de especial, muito simples e muito saboroso:


Fiz um refogado com cebola e alhos picados, azeite, louro. Quando a cebola estava coradinha, coloquei 1 tomate maduro aos cubos e polpa de tomate a gosto. Acrescentei vinho branco e deixei ferver. Quando ferveu pus lá dentro os peitos de frango que fatiei para ganharem mais gosto, sal, pimenta, colorau, noz-moscada e piri-piri. Acrescentei um pouquinho de água e deixei estfufar! Acompanhei com puré batata instantâneo (por vezes lá calha...)!

Já tinha experimentado do doce de banana no forno, como já postei há uns tempos e ficou aprovadíssimo. EXPERIMENTEM! Por isso, tinha tantas maçãs cá em casa que resolvi fazer com maçãs. Fiz umas pequenas alterações:


A receita é igual ao doce de banana (já aqui postada neste blog), mas em vez de banana coloquei maçãs aos cubos!
Depois a alteração que fiz também foi, em vez do leite condensado, mexi 3 gemas com 2,5dl leite e 1 c. (sopa) maizena. Levei a engrossar. Fica mais light do que o leite condensado e muitoooo saboroso! Aqui em casa adorámos! (Ainda fui a tempo de tirar foto ao último bocadinho...)

Para hoje, sábado:

Estava a passear nos blogs e claro está, estava no blog das receitas da belinhagulosa.blogspot.com e lá fiz 2 receitas dela:

Bola de Carne:


Misturei 2 chávenas de farinha, 1 chávena de óleo, 1 chávena de leite, 2 chávena de ovos, um pouco de sal e misturei tudinho muito bem. Cortei 3 salsichas às rodelas (andavam aqui no frigorífico), mais uns cubinhos de paio alentejano e misturei.
Levei ao forno em forma untada de margarina e polvilhada de farinha cerca de 40 minutos....maravilha!

Para a sobremesa de hoje e de amanhã, optei por mais uns dos fabulosos pudins da Belinha, desta vez o

Pudim La Reine:

Substitui os palitos La Reine, por palitos de Champanhe. Coloquei 200g de palitos champanhe partidos aos bocados numa taça, juntei 0,5 lt de leite fervido com 1 casca de limão e mexi tudo muito bem. Adicionei 200g açúcar e 5 ovos já mexidos. Mexi novamente tudinho e juntei 1 chávena de (café) de nozes picadas grosseiramente.

Levei à PANELA DE PRESSÃO, em forma untada de caramelo, durante 15 minutinhos. Já está provado e aprovado! Delicioso!

sábado, 1 de março de 2008

Mais um fim de Semana...mais uns doces!

Boa tarde pessoal! A minha sorte é que não engordo muito..eheh! Ontem a noite para aproveitar o calor do forno enquanto assava umas codornizes para o jantar, fiz este bolinho, que por sinal é uma delícia! Ora vejam:

Pic-Nic de Maçã

Bati 200g margarina derretida com 200g açúcar (amarelo, pq prefiro). Depois juntei 3 ovos inteiros, 1 de cada vez e mexi bem. Juntei 200g farinha c71 c. (chá) fermento em pó.

Coloquei a massa em froma untada de margarina e por cima, 3 maçãs cortadas finamente polvilhadas com canela e açúcar.
Foi ao forno por 40 minutos!


Hoje, para aproveitar umas frutinhas maduras no frigorífico, fiz esta sobremesa que TODA a gente conhece, mas por vezes fica um pouco esquecida:

Salada de frutas

Cortei as frutas que tinha aos cubinhos (banana, pêra, pêro de esmolfe, kiwi e tangerinas). Adicionei 1 c. (sopa) de açúcar e um sumo BONGO! Mexi e levei ao frigorífico. O sumo BONGO dá um sabor muito especial nas saladas de fruta, experimentei e digam se não tenho razão!!